Sou uma Sonhadora que acredita no amor e como uma Eterna Sonhadora sou apaixonada pelo Sol, pela Lua e pelas Estrelas, eu amo a natureza...










sexta-feira, 21 de maio de 2010

AUTOESTIMA É SER UMA “PESSOA BOAZINHA”

Como fica a sua autoestima quando você se propõe nesta vida simplesmente ser aceito por todos, amado por todos, distorcendo os seus próprios sentimentos e renegando o seu próprio ser?
Esta ambição custa caro, certamente muitos já constataram isto em suas próprias vidas, tragicamente subtraídas do seu amor próprio. Muitos já sabem que, na busca desesperada pelo amor do outro, acabamos por sacrificar a nossa autoestima, sem ter, em troca, aquilo que buscamos.


Muitas pessoas se perguntam:
“Como reconquistar a autoestima perdida nestes enganos da vida? Será que tenho que deixar de ser uma pessoa boazinha, tenho que começar a brigar com tudo e com todos para reverter este quadro? Teria eu que ir contra tudo aquilo que prezo para ter isto, que hoje me faz tanta falta, ou seja, a minha força e a minha presença pessoal?”
Na dúvida e certamente no medo de perder ainda o pouco que se tem, muitos vão levando suas vidas na insegurança e na eterna autoacusação.
A autoestima começa quando você ousa se ouvir, começa a dar valor à sua opinião e aos seus sentimentos. É preciso que você se dê este direito para que, aos poucos, vá conseguindo naturalmente expressar este ser único que você é. Mas, neste caminho muitas pedras precisam ser removidas, e a principal delas é a sua própria vaidade, pois certamente é ela que está por trás desta busca de ser uma pessoa boazinha. Vaidade sim, pois quando você dá mais importância à sua imagem, ao que o outro vê, do que aquilo que vai realmente em sua alma, você está na vaidade. Romper com esta barreira já lhe dará certamente um grande alívio, já permitirá uma maior expressão e muito mais liberdade no ser e no agir.

Abdicar da vaidade em prol de si mesmo, implica também em ir abrindo mão das ilusões que alimenta sobre quem é você. Por exemplo, a ilusão de ser alguém “super especial”. Trocar estas fantasias pela realidade de quem realmente se é, ou seja, simplesmente um ser humano, certamente fará um grande bem para sua autoestima.

Então, agora pare alguns segundos, olhe para seu interior e descubra se você está realmente disposto a ser esta pessoa, este ser humano criado por Deus, incapaz de agradar a todos, porém capaz de amar e ser amado. Descubra se você quer realmente abdicar da sua vaidade e dar uma chance para ser quem é de verdade, pois amor não existe sem a verdade. Em caso de resposta positiva, a sua autoestima agradece.


Mariliz Vargas Straube


Nenhum comentário:

Postar um comentário