Sou uma Sonhadora que acredita no amor e como uma Eterna Sonhadora sou apaixonada pelo Sol, pela Lua e pelas Estrelas, eu amo a natureza...










sexta-feira, 23 de abril de 2010

SERENIDADE



Serenidade

Pode ser difícil enxergar o caminho para a serenidade, quando problemas demandam nossa atenção, ou as relações pessoais estão carregadas de conflito e dor. Ao aceitar nossos desafios diários - quer sejam divertidos ou desagradáveis, insignificantes ou significativos -, abrimos nosso coração à serenidade de Deus. Através da oração e da meditação, seu Anjo ajudará você a descobrir bênçãos e alegria nas horas mais difíceis e amargas da vida.


Cultive a Alegria

Existe um antigo ditado que diz: "A maioria das pessoas são quase tão felizes quanto decidem ser". Também é verdade que a maioria das pessoas são mais felizes do que imaginam. Deus prometeu nos amar, e realmente nos ama. Esta simples verdade deveria estampar um sorriso no rosto de toda pessoa. Então, por que tantas vezes nossos rostos estão carregados de expressões de raiva, tédio, impaciência ou ansiedade? Você tem muitos motivos para estar feliz, a começar pelo apoio infalível de um Deus amoroso. Peça para seu Anjo ajuda-lo a encontrar seu sorriso de serenidade.

Na jornada de nossa vida, deparamos muitas encruzilhadas. Olhamos para nossas opções, tomamos decisões e seguimos adiante. Vacilar nas decisões que tomamos no passado gera ansiedade e corrói a serenidade. Com a orientação de seu Anjo, acredite que você se encontra no lugar que está neste instante porque é exatamente neste lugar que você deveria estar. Ouvindo o riso de uma criança, percebemos que a serenidade vem naturalmente às crianças. Livres das inibições da idade adulta, esses pequenos seres humanos podem ensinar à gente grande o que significa viver e amar no momento presente. O amor e a acolhida de Deus mostram-se com clareza no rosto radiante de uma criança. Seu Anjo pode ajudar sua natureza infantil a sair para brincar.



Cultive a Harmonia

O universo está repleto da sabedoria de Deus. O poder de Deus desponta no vento e na chuva. A beleza divina resplandece nas flores, nos pássaros, nas nuvens. O mistério ocupa as noites estreladas. A presença de Deus sempre nos rodeia, mas precisamos ter tempo para ficar em silêncio e sentir a serenidade. Peça ao seu Anjo que encontre para você, todos os dias, um lugar reservado e tranquilo - um cantinho especial do seu mundo -, onde possa desfrutar e apreciar os pequenos milagres da vida.

Em nossa vida cotidiana, muitos de nós "esquecemos de respirar". Concentrar-se na respiração é um dom natural e restaurador para nós mesmos. Quando inspiramos e sentimos o ar preencher nosso corpo, vêm à nossa memória as bênçãos que recebemos todos os dias. Expirando lentamente, sentimos dissiparem-se nossas tensões. Experimentamos a calma, o bem-estar e uma profunda união com a vida toda. Deixe seu Anjo ajudar você a tornar-se consciente do prazer da respiração.


A união com a natureza

Quando nos unimos à natureza, aprendemos muito acerca de viver em harmonia. O sol nos mantém aquecidos, enquanto a chuva abastece nossas plantações em crescimento. As abelhas podem ferroar, mas tornam possível que belas flores germinem. O equilíbrio da vida é evidente para onde quer que olhemos na natureza. Deus cuida de cada membro da criação - dos lírios do campo aos pequeninos pardais. Entendendo esse amor poderoso e transmitindo-o às pessoas ao nosso redor, nós redescobrimos a paz da serenidade.



Cultive a Esperança

Serenidade significa ter a confiança de tomar decisões sábias acerca de que caminho seguir. Algumas decisões vêm fácil. Mas outras vezes, após pensar e meditar muito, você percebe que a coisa lógica a fazer não necessariamente é a coisa certa a fazer. Dê atenção a todos os sentimentos e impulsos que lhe ocorrerem. A oração é respondida de formas misteriosas, e seus sentimentos intuitivos talvez reflitam o plano de Deus para você.

Cada cor do arco-íris tem sua beleza singular. Se todas as faixas do arco-íris fossem azuis... ou alaranjadas... ou vermelhas, então não existiria arco-íris nenhum. O mesmo vale para a serenidade. È tolice comparar sua idéia de serenidade à de sua mãe ou às de seu melhor amigo ou à idéia de quem for. Com a ajuda de seu Anjo, você pode descobrir sua serenidade pessoal - o sentimento natural de paz e bem-estar que nos faz resplandecer de alegria.


O hábito otimista

Ao praticar a serenidade, descobrirá que é capaz de continuar sendo uma pessoa positiva até em meio a obstáculos e crises. Não significa que será uma pessoa cega aos problemas existentes em nossa época. A serenidade permite-lhe dar o melhor de si para mudar o que puder - e,assim, trocar a preocupação e o desânimo pelo otimismo e pela paz. Seu Anjo pode ajudar a ver além dos aspectos negativos de seu mundo e de sua vida, focalizando antes a beleza e as bênçãos que Deus lhe deu para desfrutar.



Cultive a Graça

Outro desafio da serenidade é aceitar os fatos nem como "bons", nem como "maus", mas antes como o desdobramento natural do plano de Deus. Esta aceitação liberta-nos para perdoar, sarar e crescer. Quando acreditamos que Deus tem em mente nossa felicidade suprema, conseguimos abandonar a preocupação, a amargura e o ressentimento. Peça orientação ao seu Anjo para entender os fatos de cada dia. Ame e aceite a mescla de momentos que Deus lhe deu.

O único momento que de verdade temos é este que estamos vivendo. Nem terminamos a frase, encerra-se um momento e outro começa. Percebe quão frágil e efêmero é cada momento? Serenidade significa guardar cada segundo da vida como se fosse o último que viveríamos. A partir desta perspectiva, até os engarrafamentos, as discussões com a sogra ou a música estrondosa dos adolescentes têm seus momentos para apreciar. Com a ajuda de seu Anjo, aprenda a apreciar as pequenas maravilhas de cada momento.

Diz a Bíblia: "Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu". Muitas vezes, porém, nossos projetos humanos não parecem coincidir com o plano de Deus para nossa vida. Quando pedimos a Deus para nos ajudar com nossas obrigações, nossa família, ou nossa fé, geralmente queremos um quebra-galho ou uma resposta fácil. Todavia a serenidade e a paciência caminham lado a lado. Peça a seu Anjo para ajudar a esperar com paciência e com fé pela orientação de Deus sobre suas indagações, dúvidas e orações. As respostas virão a tempo - no tempo de Deus. Enquanto isso, ame as indagações.



Cultive a Caridade

A serenidade surge mais fácil para os que se doam aos outros. Voltando-nos para fora, para as necessidades e as feridas das pessoas à nossa volta, nossos próprios transtornos são contemplados. Ao examinar seus passos rumo à serenidade, descobrirá os dons que você quis partilhar com os outros. Ninguém está excluído de ser voluntário num asilo, da limpeza da rua, ou de separar as roupas num abrigo para sem-tetos. Todavia cada ser humano tem algo de único e valioso a oferecer. A trilha para a serenidade se ilumina cada vez que você demonstra bondade e compaixão a outro ser humano.

Crescemos espiritualmente não apenas por nos comprometer com uma caridade ou uma causa específicas, mas também por encarar nossa jornada diária com uma atitude de generosidade e benevolência. Incentivar nossas crianças e seus professores, sorrir para o motorista de ônibus, ajudar um estranho a pegar as compras espalhadas - cada ato de bondade traz novos sorrisos, entusiasmo e beleza ao mundo de Deus. A serenidade permite-lhe aproveitar cada momento como uma oportunidade de fazer o bem e ajudar os outros ao longo da jornada da vida.


A prática faz o imperfeito

Muitas mensagens em nosso mundo levam-nos a acreditar que deveríamos ser perfeitos - com corpos esbeltos, cabelo comprido, crianças bem-educadas, uma conta polpuda e sucesso em tudo que fazemos. Felizmente, Deus nos ama assim como somos. Desde os monges trapistas até os suburbanos inseguros, desde os contestadores adolescentes até os executivos sobrecarregados - todos são iguais e amados aos olhos de Deus. Quando ganhamos serenidade, nosso Anjo ajuda-nos a aceitar a imperfeição e afirmar a beleza e o valor de todos os filhos de Deus - incluindo nós.



Cultive a Fé

Quando a vida se torna agitada e exigente, podemos empobrecer nossa dimensão espiritual. O caos dos horários, do estresse, das exigências parece sobrepujar a "voz silenciosa e suave" de Deus. Mas a graça e o amor de Deus nos acompanham, ainda que não os percebamos nem apreciamos. Seu Anjo está sempre ao seu lado, pronto para ajudar você a retomar sua jornada espiritual e redescobrir a alegria e a paz da serenidade.

A serenidade anima você a descobrir seu próprio caminho, em meio aos triunfos e às provações da vida. Embora não possa ver sempre o que aguarda você na próxima curva, a fé em Deus lhe permite continuar com confiança. Ainda que Deus conduza você para uma vereda totalmente diferente e lhe peça para abandonar a trilha que conhecia, a serenidade da fé fará você continuar olhando para frente, aceitando, embora amando o que ficou para trás.

Uma eterna ponta de Esperança

A promessa de Deus de vida eterna é poderosa fonte de serenidade e de força. Não fosse essa promessa maravilhosa, a morte de um ente querido ou uma doença grave roubariam a paz e a felicidade até da pessoa mais fervorosa. Quando deixarmos nossa vida terrena, um mundo belo nos aguarda. Sabendo disso, encaramos cada dia do futuro com esperança e com confiança. A serenidade nos convida a crer na promessa de Deus: não nos será dado um fardo pesado demais para carregar. Escute a mensagem de confiança do seu Anjo: aconteça o que for hoje ou amanhã ou na próxima semana, sua fé no amor de Deus fortalecerá você, para que sobreviva, aprenda e cresça. Basta pedir, que terá a graça celeste.

A aceitação é para todos... Incluindo você!

Deus diz que devemos "nos amar uns aos outros, assim como nos amamos". Muitas vezes, só levamos a sério a primeira parte dessa igualdade celeste. Somos muito mais propensos a tolerar os erros de nossos amigos e familiares do que nos perdoar por nossos defeitos. Com a ajuda de seu Anjo, trate-se de forma tão gentil como trataria um amigo estimado. Seja seu próprio companheiro paciente e tolerante, à medida que vai crescendo em serenidade e fé.

Um dom de Deus

A serenidade é um dos dons mais preciosos de Deus, um dom que podemos aprender a nutrir e cultivar em nossa vida. Lembre-se: Deus quer que você seja feliz. Se a ansiedade, a dor ou a tristeza ameaçarem suas reservas espirituais de paz e de alegria, procure a ajuda de um amigo, um médico, um padre ou um conselheiro.



A serenidade pode ser uma companhia permanente em nossa jornada cotidiana. Ficando atentos à bondade e à beleza do mundo, acolhendo nossa própria humanidade e a dos outros, acreditando na promessa divina de graça e de amor e empenhando-nos para saborear cada momento, assim é que acolhemos a serenidade em nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário